top of page

Exercícios físicos para hipertensos e diabéticos



Você sabia que cerca 40% da população adulta do Brasil – 57,4 milhões de pessoas -, sofrem com alguma doença crônica? É isso o que aponta o levantamento realizado pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).

Existem duas causas que aumentam as chances do desenvolvimento dessas enfermidades: má alimentação e falta da prática de exercícios físicos. Além disso, menos de 40% da população faz atividades físicas, de acordo com o IBGE. Ou seja, praticar exercícios físicos pode prevenir diversas doenças crônicas.

Pensando em ajudar você que sofre de hipertensão ou diabetes, nós da Academia Vigor vamos informar neste post a importância dos treinos aeróbicos para a sua saúde e qualidade de vida!


O que é Hipertensão?


A hipertensão arterial ou a famosa “pressão alta” é uma doença crônica que tem como característica o nível elevado da pressão sanguínea nas artérias. É considerado pressão alta valores que se igualam ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Isso significa que o coração se esforça mais que o normal para bombear sangue para todo o corpo.

Infelizmente, 90% dos casos de desenvolvimento da doença são decorrentes de fatores hereditários. Porém, existem atitudes que contribuem para que ela ocorra, são eles:

  • Fumar;

  • Abuso de bebidas alcoólicas;

  • Obesidade;

  • Estresse;

  • Consumo excessivo de sal;

  • Níveis altos de colesterol;

  • Falta de atividade física.

Além do mais, pessoas mais velhas têm maior tendência de desenvolver essa enfermidade, junto com diabéticos, que por sinal é o tema do próximo tópico.


O que é Diabetes?


A diabetes é uma doença crônica cujo principal problema está ligado aos grandes índices de glicose no sangue, o que gera a hiperglicemia, podendo ocorrer por defeitos na secreção e da ação do hormônio da insulina, 8responsável por levar o hormônio para as principais células do corpo. Além disso, há uma série de fatores que aumentam as chances do desenvolvimento da doença, são eles:

  • Excesso de peso e obesidade;

  • Consumo excessivo de açúcar e gordura;

  • Sedentarismo;

  • Herança genética;

  • Estresse;

  • Alcoolismo;

  • Diabetes gestacional prévia;

  • Histórico de doenças cardiovasculares.

É interessante ressaltar o quanto a diabetes está relacionada a pressão alta, ambas têm ligação com má alimentação, fatores biológicos e a falta da prática de exercícios físicos.


Praticar exercícios físicos é prejudicial para Diabéticos e Hipertensos?


Uma dúvida que paira sobre os portadores de diabetes e hipertensão é se a prática de exercícios físicos pode ser perigosa para o afloramento dessas doenças. Mas já podemos adiantar que não! Pelo contrário, eles são extremamente bem-vindos e vão ajudar a combater o sedentarismo, fortalecendo o coração e melhorando a circulação sanguínea.


Os exercícios aeróbicos são os mais indicados pelos médicos, por conta da variedade de ações e atividades químicas que exercem no corpo. Vale lembrar que não devem ser realizados de forma abusiva. O indicado pelos médicos é de 30 minutos diários. pois desempenham um papel fundamental na oxigenação dos músculos, fazendo o coração bater mais rápido para levar oxigênio para todo o corpo, fortalecendo e gerando mais resistência.


Três grandes benefícios de exercícios aeróbicos para Hipertensos:

  1. Hipertrofia funcional cardíaca: efeito de longo prazo, o qual aumenta a massa e o volume do coração, fazendo com que ele trabalhe melhor;

  2. Aumento do fluxo sanguíneo: coração mais irrigado, com mais oxigênio disponível para a demanda do esforço corporal, reduzindo as chances de infarto;

  3. Redução nas pressões arteriais: devido ao aumento dos vasos sanguíneos na musculatura esquelética e a redução da resistência desses vasos.


Benefícios de exercícios aeróbicos para Diabéticos:

  1. Estimula a produção de GLUT-4, proteína responsável por recolher a glicose excedente na circulação para jogá-la dentro da célula;

  2. Diminuição de problemas arteriais, visto que reduz o nível de colesterol no corpo;

  3. Fortalecimento ósseo: essencial para o controle das taxas de gordura no organismo;

  4. Fortalecimento muscular: ato responsável pela queima de gordura e diminuição da massa corporal. O que gera mais resistência ao usuário e também qualidade de vida, reduzindo os impactos da diabetes no organismo.

Como podemos ver, a prática de exercícios físicos é essencial na prevenção e no combate de doenças crônicas, em especial a diabetes e a hipertensão, tendo os exercícios aeróbicos papéis muito importantes nesses processos, visto que gera qualidade de vida e reduz grande parte das consequências ocasionadas por essas doenças.

Se você quer treinar e ter o melhor atendimento, com professores qualificados e uma ótima infraestrutura, a Academia Vigor é perfeita para você!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page