top of page

Entenda a importância do descanso muscular no processo de hipertrofia



Para você, o princípio da hipertrofia é treinar incansavelmente para atingir os seus objetivos o mais rápido possível? Pois, então, saiba que você precisa rever os seus conceitos e dar uma pausa urgentemente nos seus exercícios.

Não, não estamos falando que você não deve treinar mais, apenas que separar um tempinho para o descanso é essencial para que você consiga, de fato, alcançar os tão sonhados músculos.


Tríade da hipertrofia

Para que a hipertrofia aconteça efetivamente é preciso levar em conta três fatores essenciais: o treinamento com sobrecarga, a alimentação equilibrada e o descanso correto. Juntos, esses três pilares formam a tríade da hipertrofia e, mais do que isso, se transformam em uma fórmula do sucesso para quem quer ver a musculatura crescer.

Se essa é uma fórmula de sucesso, sabe o que isso significa? Que não adianta você focar mais em um aspecto e descuidar dos demais. Tudo precisa estar alinhado e ser respeitado, caso contrário, os seus esforços serão em vão.

O que estamos querendo dizer é que você pode (e deve) treinar com foco total e cuidar 24 horas por dia do que você vai comer, mas se o descanso não for respeitado, talvez você não consiga atingir os resultados que tanto sonha. Afinal, é durante este momento que ocorre a maior produção de hormônios anabólicos, assim como a potencialização dos processos de síntese proteica.

O que acontece é que, no processo de desenvolvimento dos músculos, as fibras musculares são quebradas, para que novas, mais fortes e resistentes sejam formadas. Esse processo da hipertrofia se inicia ainda durante a realização dos treinos, porém, se consolida nos momentos de descanso.


Quanto tempo descansar?

Você deve estar se perguntando qual o tempo ideal de descanso. Acertamos? Infelizmente, responder esta pergunta não é tão fácil quanto se imagina. Isso porque, esse tempo pode variar de pessoa para pessoa e também do estímulo que cada um oferece à sua musculatura.

Algumas pesquisas já realizadas sobre o assunto revelam que, o glicogênio – polissacarídeo essencial para a formação dos músculos – precisa de 24 a 48 horas para ser ressintetizado. No entanto, isso não é uma regra. Em alguns casos, esse período pode ser insuficiente para a recuperação efetiva da musculatura, já em outros, pode ser longo demais.

Como dissemos, tudo irá depender do seu estímulo. Sendo assim, um treino mais intenso, vai precisar de um período de descanso maior, enquanto um treino mais leve, não exigirá tanto tempo de recuperação.

Vale lembrar que você não precisa necessariamente ficar 48 horas longe da academia para que a recuperação muscular aconteça, apenas variar os exercícios. Por exemplo, se hoje você treinou braço, amanhã você treina perna e permite que os membros superiores se recuperem (e fortaleçam).

Respeitar o seu corpo é essencial

Quem está acostumado a fazer musculação, conhece bem a sensação de cansaço, ardor nos músculos e até dor nos dias seguintes ao treinamento. Sem dúvidas nenhuma, essas são algumas provas de que os seus esforços estão sendo recompensados, mas será que você pode treinar com dor?

Como já dissemos, o descanso dos músculos e variação das áreas estimuladas é importante. Se você treinar todos os dias os braços, por exemplo, com intensidade total, você pode não apenas atrasar a hipertrofia, como sobrecarregar os seus músculos e até sofrer lesões.

Porém, se depois de dois dias, você estiver sentindo menos dor e quiser treinar novamente os braços, você está liberado. Estudos já revelaram, inclusive, que pessoas que treinam nessas condições (com pouca dor, repetindo os exercícios após dois dias), têm os níveis de cortisol mais baixos e os de testosterona mais alto – o que é um ótimo cenário para a hipertrofia.

Percebeu como treinar com “sangue nos olhos” nem sempre é o caminho para o sucesso? Agora que você já sabe o que é importante para ganhar músculos, só falta fazer vir para a Academia Vigor e contar com o apoio de instrutores capacitados para te ajudarem a alcançar os seus objetivos de forma segura e mais rápida.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page