top of page

Hipertensão: Saiba como os exercícios físicos podem diminuir riscos



Você certamente tem algum amigo ou familiar com Hipertensão, a famosa “pressão alta”. A incidência mundial de hipertensos está crescendo de uma forma assustadora. Nos últimos 40 anos os números mais que dobraram.

O que é a hipertensão?

A hipertensão é uma doença crônica multifatorial, ocasionada por alterações no sistema cardiovascular, renal e neural. Estruturalmente, o aumento da rigidez das artérias e vasos sanguíneos geram uma resistência a passagem do sangue para os tecidos. Fisiologicamente, ocorre liberação exacerbada de vasoconstritores que comprimem as artérias, podendo também desregular estímulos químicos de controle da pressão arterial, elevando seus níveis de repouso de forma crônica.



Como podemos utilizar o exercício físico para prevenir e tratar a hipertensão?


A sociedade brasileira de cardiologia atualizou em maio de 2020 suas diretrizes para reabilitação cardiovascular, destacando diversas modalidades de exercícios físicos como tratamento não farmacológico para hipertensão. Estudos demonstram que quanto mais exercício você faz, menor o risco de se tornar hipertenso. Além disso, existe uma redução da resistência periférica facilitando a passagem do fluxo sanguíneo e com isso gerando um efeito hipotensor.

 

Portanto, se você ainda não pratica exercícios físicos, comece agora!

Escolha o que mais gosta, pois o melhor exercício é o que você faz com regularidade. Nossos profissionais estão prontos e atualizados para atendê-lo!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page