Praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável é a chave para a boa saúde, mas você já parou para pensar que a rotina em casa também influencia, e muito, no seu bem-estar?
Quando está terminando o expediente de trabalho, você fica feliz por finalmente ir para casa e estar em família ou desanima só de pensar no que vai encontrar por lá? Saiba que não é incomum a primeira opção.
Muitas vezes, ficamos sobrecarregados com tantas tarefas que não conseguimos manter uma vida saudável. Pensando nisso, trouxemos este post para te ajudar a ter uma rotina mais tranquila visando qualidade de vida.
Então, se quiser saber como fazer isso, basta continuar a leitura. Vamos lá?
Mantenha o ambiente organizado
Na bagunça mora muito mais do que a falta de organização.
Sujeira, poeira, bactérias e fungos ficam escondidos em meio a desorganização e podem prejudicar a saúde.
As pessoas que tem problemas respiratórios são as que mais sofrem, além disso, manter os objetos e a casa limpa, traz uma sensação de bem-estar e ajuda na saúde mental também.
Durma bem
Dormir bem não quer dizer passar longas horas deitado. A qualidade do sono é muito mais importante que a quantidade de tempo dormido.
Afinal, podemos acordar desanimados, mesmo depois de dormir pelo menos 8 horas. Isso acontece quando a qualidade é ruim e o corpo não conseguiu descansar e se recuperar das tarefas do dia.
A alimentação saudável e os exercícios físicos ajudam demais a melhorar a qualidade do sono. Além do mais, criar um ambiente aconchegante também auxilia.
Arrume bem a cama, coloque um aromatizador com fragrância agradável, desconecte-se de aparelhos eletrônicos, ouça uma música relaxante ou leia um livro: são atitudes que melhoram suas noites de sono.
Tenha momentos de lazer
A vida não pode ser apenas trabalhar ou estudar. Ela deve ser aproveitada, pois isso também reflete na nossa saúde. Quando passamos bons momentos, diversos hormônios do bem-estar são produzidos (como já explicamos aqui neste post).
Assim, conseguimos nos afastar de problemas, como depressão, ansiedade e estresse. Por isso, faça algo que te dê prazer, como atividades físicas, leitura ou um hobby, e aproveite as ocasiões para estar perto de quem ama.
Mantenha a boa convivência
Uma casa onde as pessoas não se tratam bem pode fazer muito mal para a saúde, pois guardar sentimentos ruins mexe muito com o organismo.
A raiva libera uma série de processos fisiológicos que podem ser prejudiciais quando acontecem frequentemente. A pessoa fica mais vulnerável a problemas cardiovasculares.
Sendo assim, o melhor é prezar pela boa convivência independentemente se você mora com familiares ou com amigos.
Ter uma boa rotina em casa é muito importante para a saúde mental e física. Quando nos sentimos bem no nosso lar, nos sentimos mais dispostos até mesmo para um melhor desempenho na academia, nos estudos e no trabalho, por exemplo.
Commenti