top of page

9 benefícios do alongamento no seu dia a dia



Parar, respirar e esticar cada parte do seu corpo. Quantas vezes por semana você faz isso? Se a sua resposta foi um número muito baixo, nós te aconselhamos a parar tudo o que você está fazendo para se alongar – e, logo em seguida, continuar a sua leitura para descobrir porque fazer alongamento no seu dia a dia é tão importante.


Por que se alongar?

Geralmente, o alongamento é realizado antes e depois das atividades físicas.

E isso é ótimo! Afinal, esses exercícios ajudam no estiramento das fibras musculares e contribuem para uma maior amplitude dos movimentos, o que significa melhor desempenho durante a realização das mais diversas modalidades esportivas.

Porém, não é porque você (ainda) não pratica nenhuma atividade física, que você não deve se alongar, até porque ao reservar um tempinho na sua agenda para essa finalidade, você já estará dando o primeiro passo para sair do sedentarismo – o que é sempre uma ótima ideia.

Quer ainda mais motivos para começar a fazer alongamento o quanto antes? Nós listamos nove!


  1. Reduz tensões e lesões O alongamento fortalece as fibras musculares, diminuindo os riscos de lesões, cãibras e torcicolos.

  2. Aumenta a flexibilidade Em algum momento você já reparou que já não tem mais a mesma flexibilidade que alguns anos atrás? O alongamento pode te ajudar com isso! Isso porque, além de proporcionar a flexibilidade existente, ele ainda ajuda a recuperar a que foi perdida com o tempo e, acredite, isso pode fazer muita diferença, não apenas na hora de praticar esportes, mas também nas demais atividades comuns do dia a dia.

  3. Melhora a circulação sanguínea Não são apenas os seus músculos e articulações que são beneficiados com a prática do alongamento, mas a ativação circulatória também, o que é importante para diminuir o inchaço e o cansaço das pernas e dos pés, diminuir os riscos de varizes e amenizar outros problemas ligados à circulação sanguínea.

  4. Contribui com a coordenação motora Ao se alongar periodicamente, você consegue desenvolver a sua coordenação motora e tornar a realização dos movimentos muito mais fácil, rápida e solta.

  5. Previne problemas posturais Passar muito tempo sentado, mexendo no celular, lendo, ou carregando peso pode ser péssimo para a sua coluna e também para o seu bem-estar, afinal, a má postura pode desencadear outros problemas, como dores nas costas e pescoço, inflamação nos tendões, hérnia de disco e desvios posturais (como escoliose). Para evitar tudo isso, uma sessão de alongamento vai sempre bem!

  6. Diminui o estresse Que o alongamento é um super aliado do relaxamento muscular, você provavelmente já está cansado de saber. Mas, que essa prática também contribui com o relaxamento psicológico talvez seja uma novidade. Isso acontece porque o alongamento estimula a liberação da serotonina, o hormônio que ajuda a regular o humor, e ajuda você a se sentir melhor e mais relaxado.

  7. Desenvolve a consciência corporal Para fazer o alongamento corretamente, é necessário se concentrar em cada parte do corpo que está sendo trabalhada, o que é muito útil para que você desenvolva a sua consciência corporal e entenda melhor as suas limitações, o funcionamento do seu corpo e dos seus movimentos e também a sua relação com o ambiente à sua volta.

  8. Reduz as cólicas menstruais Além de todos os benefícios que você já conferiu até aqui, o alongamento pode servir também como um ótimo “remédio” contra as cólicas menstruais, devido a dois motivos principais. O primeiro, é que essa prática contribui para a liberação da endorfina, o hormônio do prazer. Sendo assim, com alguns exercícios você já consegue sentir uma sensação de bem-estar tomando conta do seu corpo. O segundo motivo pelo qual o alongamento diminui as cólicas menstruais é que ele exercita a região pélvica e melhora a circulação sanguínea, dois fatores que ajudam a aliviar as dores abdominais.

  9. Estimula a respiração Um alongamento bem feito não está ligado somente à exatidão dos movimentos, mas também à atenção à respiração. Ou seja, ao se alongar periodicamente, você conseguirá regular a entrada e saída de ar dos pulmões, controlar a respiração e o que é mais importante: terá mais consciência sobre isso, o que significa, no dia a dia, uma diminuição das tensões nos músculos respiratórios, melhora de foco e atenção, redução do estresse e ansiedade, maior sensação de relaxamento e mais fôlego para a realização das atividades diárias.

 

Quais destes benefícios você já conhecia?

Vamos incluir alguns minutos de alongamento na sua rotina diária?

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


bottom of page