Parar, respirar e esticar cada parte do seu corpo. Quantas vezes por semana você faz isso? Se a sua resposta foi um número muito baixo, nós te aconselhamos a parar tudo o que você está fazendo para se alongar – e, logo em seguida, continuar a sua leitura para descobrir porque fazer alongamento no seu dia a dia é tão importante.
Por que se alongar?
Geralmente, o alongamento é realizado antes e depois das atividades físicas.
E isso é ótimo! Afinal, esses exercícios ajudam no estiramento das fibras musculares e contribuem para uma maior amplitude dos movimentos, o que significa melhor desempenho durante a realização das mais diversas modalidades esportivas.
Porém, não é porque você (ainda) não pratica nenhuma atividade física, que você não deve se alongar, até porque ao reservar um tempinho na sua agenda para essa finalidade, você já estará dando o primeiro passo para sair do sedentarismo – o que é sempre uma ótima ideia.
Quer ainda mais motivos para começar a fazer alongamento o quanto antes? Nós listamos nove!
Reduz tensões e lesões O alongamento fortalece as fibras musculares, diminuindo os riscos de lesões, cãibras e torcicolos.
Aumenta a flexibilidade Em algum momento você já reparou que já não tem mais a mesma flexibilidade que alguns anos atrás? O alongamento pode te ajudar com isso! Isso porque, além de proporcionar a flexibilidade existente, ele ainda ajuda a recuperar a que foi perdida com o tempo e, acredite, isso pode fazer muita diferença, não apenas na hora de praticar esportes, mas também nas demais atividades comuns do dia a dia.
Melhora a circulação sanguínea Não são apenas os seus músculos e articulações que são beneficiados com a prática do alongamento, mas a ativação circulatória também, o que é importante para diminuir o inchaço e o cansaço das pernas e dos pés, diminuir os riscos de varizes e amenizar outros problemas ligados à circulação sanguínea.
Contribui com a coordenação motora Ao se alongar periodicamente, você consegue desenvolver a sua coordenação motora e tornar a realização dos movimentos muito mais fácil, rápida e solta.
Previne problemas posturais Passar muito tempo sentado, mexendo no celular, lendo, ou carregando peso pode ser péssimo para a sua coluna e também para o seu bem-estar, afinal, a má postura pode desencadear outros problemas, como dores nas costas e pescoço, inflamação nos tendões, hérnia de disco e desvios posturais (como escoliose). Para evitar tudo isso, uma sessão de alongamento vai sempre bem!
Diminui o estresse Que o alongamento é um super aliado do relaxamento muscular, você provavelmente já está cansado de saber. Mas, que essa prática também contribui com o relaxamento psicológico talvez seja uma novidade. Isso acontece porque o alongamento estimula a liberação da serotonina, o hormônio que ajuda a regular o humor, e ajuda você a se sentir melhor e mais relaxado.
Desenvolve a consciência corporal Para fazer o alongamento corretamente, é necessário se concentrar em cada parte do corpo que está sendo trabalhada, o que é muito útil para que você desenvolva a sua consciência corporal e entenda melhor as suas limitações, o funcionamento do seu corpo e dos seus movimentos e também a sua relação com o ambiente à sua volta.
Reduz as cólicas menstruais Além de todos os benefícios que você já conferiu até aqui, o alongamento pode servir também como um ótimo “remédio” contra as cólicas menstruais, devido a dois motivos principais. O primeiro, é que essa prática contribui para a liberação da endorfina, o hormônio do prazer. Sendo assim, com alguns exercícios você já consegue sentir uma sensação de bem-estar tomando conta do seu corpo. O segundo motivo pelo qual o alongamento diminui as cólicas menstruais é que ele exercita a região pélvica e melhora a circulação sanguínea, dois fatores que ajudam a aliviar as dores abdominais.
Estimula a respiração Um alongamento bem feito não está ligado somente à exatidão dos movimentos, mas também à atenção à respiração. Ou seja, ao se alongar periodicamente, você conseguirá regular a entrada e saída de ar dos pulmões, controlar a respiração e o que é mais importante: terá mais consciência sobre isso, o que significa, no dia a dia, uma diminuição das tensões nos músculos respiratórios, melhora de foco e atenção, redução do estresse e ansiedade, maior sensação de relaxamento e mais fôlego para a realização das atividades diárias.
Quais destes benefícios você já conhecia?
Vamos incluir alguns minutos de alongamento na sua rotina diária?
Comments