top of page

5 dicas que vão ajudar você a evitar dor nas costas no trabalho



Há algumas posturas com as quais nos habituamos no dia a dia que podem levar à dor nas costas e em outras partes do corpo.

Muitas vezes, sequer nos damos por conta de que estamos nos prejudicando, especialmente na correria do ambiente de trabalho.

No entanto, estar atento à postura é fundamental para evitar lesões mais graves, tanto nos músculos quanto nas articulações. Além, é claro, de favorecer a nossa saúde e desempenho nas tarefas do dia a dia.

Tendo em vista auxiliar você a identificar as principais razões de desconfortos físicos e suas consequências na região lombar, preparamos um conteúdo especial.


Não deixe de conferir!


1. Escolha uma boa cadeira


A má escolha da cadeira que usamos no ambiente de trabalho está relacionada diretamente à dor nas costas.

Fique de olho no modelo e na regulagem da cadeira para que ela se adeque ao seu porte físico e proporcione mais conforto.

Para uma cadeira ser considerada ideal, ela deve permitir que os seus dois pés fiquem bem apoiados no chão. Além disso, o encosto deve ser firme e com uma boa angulação. Por fim, os antebraços devem contar com apoio e permanecerem na altura da mesa.


2. Tome cuidado ao sentar e se levantar


Pode até parecer besteira, mas o momento que levantamos e sentamos na cadeira também contribui com o aparecimento de dores nas costas. Por essa razão, não seja negligente e procure manter a atenção para realizar os movimentos da maneira mais sutil e correta possível.

Ao se levantar, incline o seu corpo para a frente e evite forçar os ombros e o pescoço. Somente por fim estique o tronco, os joelhos e a cabeça.

Para sentar, basta repetir mas no sentido oposto. Isso ajuda a proteger a sua coluna e evita lesões.

3. Levante-se com frequência


Permanecer muito tempo sentado é uma demanda em diversas profissões.

Todavia, você precisa se levantar com frequência não somente para evitar dor nas costas como também para desbloquear a circulação sanguínea.

Um a 3 minutos já são o suficiente para cuidar do corpo sem interferir na sua produtividade.


4. Movimente-se enquanto estiver sentado(a)

Enquanto estiver sentado(a), também procure se movimentar.

Você pode fazer exercícios simples, tais como girar os tornozelos, esticar os joelhos e os braços e alongar a região do pescoço.

Esses movimentos podem ser sutis e ainda assim fazem toda a diferença para aliviar desconfortos físicos.


5. Faça alongamentos regulares


Seja no trabalho ou em casa, não deixe de se alongar regularmente. Isso ameniza consideravelmente a incidência de dor nas costas, além de fazer bem para a sua saúde física como um todo.

Aproveite esses momentos para focar na sua respiração também. Inspire profundamente o ar e depois expire quando estiver finalizando cada movimento.


Essas foram as dicas de hoje para te ajudar a evitar dor nas costas no trabalho.

Gostou? Compartilhe com seus colegas!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page