Há algumas posturas com as quais nos habituamos no dia a dia que podem levar à dor nas costas e em outras partes do corpo.
Muitas vezes, sequer nos damos por conta de que estamos nos prejudicando, especialmente na correria do ambiente de trabalho.
No entanto, estar atento à postura é fundamental para evitar lesões mais graves, tanto nos músculos quanto nas articulações. Além, é claro, de favorecer a nossa saúde e desempenho nas tarefas do dia a dia.
Tendo em vista auxiliar você a identificar as principais razões de desconfortos físicos e suas consequências na região lombar, preparamos um conteúdo especial.
Não deixe de conferir!
1. Escolha uma boa cadeira
A má escolha da cadeira que usamos no ambiente de trabalho está relacionada diretamente à dor nas costas.
Fique de olho no modelo e na regulagem da cadeira para que ela se adeque ao seu porte físico e proporcione mais conforto.
Para uma cadeira ser considerada ideal, ela deve permitir que os seus dois pés fiquem bem apoiados no chão. Além disso, o encosto deve ser firme e com uma boa angulação. Por fim, os antebraços devem contar com apoio e permanecerem na altura da mesa.
2. Tome cuidado ao sentar e se levantar
Pode até parecer besteira, mas o momento que levantamos e sentamos na cadeira também contribui com o aparecimento de dores nas costas. Por essa razão, não seja negligente e procure manter a atenção para realizar os movimentos da maneira mais sutil e correta possível.
Ao se levantar, incline o seu corpo para a frente e evite forçar os ombros e o pescoço. Somente por fim estique o tronco, os joelhos e a cabeça.
Para sentar, basta repetir mas no sentido oposto. Isso ajuda a proteger a sua coluna e evita lesões.
3. Levante-se com frequência
Permanecer muito tempo sentado é uma demanda em diversas profissões.
Todavia, você precisa se levantar com frequência não somente para evitar dor nas costas como também para desbloquear a circulação sanguínea.
Um a 3 minutos já são o suficiente para cuidar do corpo sem interferir na sua produtividade.
4. Movimente-se enquanto estiver sentado(a)
Enquanto estiver sentado(a), também procure se movimentar.
Você pode fazer exercícios simples, tais como girar os tornozelos, esticar os joelhos e os braços e alongar a região do pescoço.
Esses movimentos podem ser sutis e ainda assim fazem toda a diferença para aliviar desconfortos físicos.
5. Faça alongamentos regulares
Seja no trabalho ou em casa, não deixe de se alongar regularmente. Isso ameniza consideravelmente a incidência de dor nas costas, além de fazer bem para a sua saúde física como um todo.
Aproveite esses momentos para focar na sua respiração também. Inspire profundamente o ar e depois expire quando estiver finalizando cada movimento.
Essas foram as dicas de hoje para te ajudar a evitar dor nas costas no trabalho.
Gostou? Compartilhe com seus colegas!
Comments