top of page

10 alimentos para fortalecer o seu sistema imunológico



Pode não parecer, mas se a sua imunidade está baixa, as chances de a sua saúde e o seu corpo também não estarem bem são altíssimas.

Isso porque, é o sistema imunológico que mantém o seu organismo saudável e resistente a diferentes tipos de infecções, doenças e outros tipos de problemas, como o aparecimento de herpes, cansaço excessivo, queda de cabelo, unhas quebradiças, estresse e depressão.

Felizmente, no entanto, para combater esses sintomas e manter o seu corpo em dia com a saúde, não é preciso tomar medidas drásticas. Muito pelo contrário, na maioria dos casos, uma alimentação rica, principalmente em frutas e vegetais, já é o suficiente para repor e regular vitaminas, minerais e outras substâncias essenciais para a manutenção da imunidade.

Você está sentido que precisa dedicar uma atenção especial à sua saúde e ao seu sistema imunológico? Então, conheça alguns alimentos que devem fazer parte da sua alimentação regularmente:


1. Cogumelos

Um estudo realizado pela Universidade da Flórida revelou que o consumo de shiitake e outros tipos de cogumelos, como o shimeji e maitake, contribui com o fortalecimento do sistema imunológico, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde de uma forma geral.

Outra vantagem de incluir esses “fungos do bem” às suas refeições é que eles possuem poucas calorias, contém pouco sódio, não apresentam gorduras e colesterol e ainda dão uma sensação de saciedade, tornando-se, assim, uma ótima opção de alimento para quem quer controlar o peso e manter o foco na dieta.

Como consumir: refogados com azeite e com alguns tipos de tempero, os cogumelos ficam ótimos, mas você também pode incluí-los em outras receitas, como risotos e saladas.


2.Gengibre


O gengibre apresenta ótimos resultados contra infecções como, por exemplo, gripes e resfriados. Além disso, ele possui propriedades antibacterianas e antissépticas e é rico em substâncias antioxidantes – fatores que contribuem para que essa raiz seja muito benéfica para a imunidade e o organismo de uma forma geral.

Com ação estimulante, o gengibre também acelera o metabolismo e contribui com o gasto energético, ou seja, ele é um grande aliado da balança, principalmente se associado à alimentação saudável e à prática de atividades físicas.

Como consumir: comum na cozinha japonesa, você pode consumi-lo in natura, em pó, em forma de chá ou ainda em sucos, batido com outras frutas.


3. Alho


Não é por acaso que o chá de alho é uma receita caseira muito popular para curar gripes e resfriados. Esse tipo de alimento possui ação antimicrobiana, que ajuda o corpo a prevenir e tratar problemas de saúde causados por bactérias e fungos, além de ser importante no fortalecimento do sistema imunológico.

Como consumir: se aquecido, o alho perde algumas de suas propriedades, por isso, o ideal é consumi-lo em sua versão crua, adicionando-o em saladas e sanduíches, por exemplo.


4. Frutas cítricas


As frutas cítricas são ricas em fibras e vitamina C, duas substâncias que aumentam a resistência contra as infecções e estimulam a produção das células de defesa (os glóbulos brancos).

Um artigo divulgado pela National Library of Medicine revelou que pessoas que ingerem esse tipo de fruta constantemente ficam resfriadas por menos tempo e apresentam sintomas menos graves do que aquelas que não incluem laranja, limão, acerola, kiwi, morango e abacaxi (entre outros) em sua alimentação.

Como consumir: in natura ou em sucos. No caso da segunda opção, o ideal é utilizar a casca da fruta para preparar a bebida e consumi-la logo em seguida, assim, as suas propriedades não são perdidas.


5. Sementes de girassol


As sementes de girassol possuem uma combinação de vitaminas e minerais que ajudam a fortalecer o organismo, prevenir doenças e manter o sistema imunológico saudável.

Outra grande vantagem desse alimento é que ele regula o intestino e possui proteínas responsáveis pelo ganho de massa muscular, tornando-se, assim, não apenas um grande aliado da imunidade, mas também da forma física.

Como consumir: em forma de chá, adicionadas em saladas, sopas e ovos mexidos, ou ainda torradas e temperadas, para serem consumidas como aperitivos.


6. Pimentão vermelho


Apesar de não ser muito conhecido como uma fonte de vitamina C, o pimentão vermelho possui muito mais desse nutriente em sua composição do que as frutas cítricas. Isso significa que, ele aumenta a resistência contra infecções e ajuda o organismo a produzir anticorpos, o que justifica a sua importância para a manutenção do sistema imunológico.

Embora existam três tipos de pimentões e cada um possua propriedades importantes para a saúde, o pimentão vermelho é o que apresenta a maior concentração de vitamina C – justamente, por isso, ele é o mais indicado para pessoas que estão sofrendo com os problemas causados pela baixa imunidade.

Como consumir: cru em saladas e sanduíches ou, então, no preparo de receitas.


7. Espinafre


O espinafre é um vegetal rico em vitamina A e ácido fólico, duas substâncias importantes para a formação de glóbulos brancos, que atuam na defesa do corpo contra organismos infecciosos e substâncias estranhas.

Além do espinafre, outros vegetais verdes escuros também são importantes para a alimentação de quem quer fortalecer a imunidade e, consequentemente, se tornar mais resistente contra as infecções e doenças. Entre eles, destacam-se o agrião, o brócolis, a couve e a rúcula.

Como consumir: o espinafre pode ser utilizado em diversas receitas, inclusive no preparo de massas. Porém, para aproveitar ao máximo todas as propriedades desse alimento, o ideal é consumi-lo cru, em saladas, ou cozido no vapor.


8. Iogurte


O intestino possui um papel muito importante, afinal, ele absorve os nutrientes dos alimentos e descarta aquilo que não será utilizado pelo organismo. Além disso, ele ajuda a produzir células fundamentais para a defesa do corpo e armazena bactérias essenciais para a saúde.

Devido a essa importância, é indispensável que esse órgão esteja sempre sadio e funcionando muito bem, e é exatamente por isso que o iogurte é tão valioso para o sistema imunológico e para a saúde como um todo.

Esse alimento contribui com o correto funcionamento intestinal, fornece nutrientes que regulam as funções do corpo, aumenta a defesa do organismo e ainda equilibra a quantidade de “bactérias do bem”, impedindo que as maléficas ocupem espaço no intestino e sejam capazes de causar doenças.

Como consumir: puro ou associado a outros alimentos que fortalecem o sistema imunológico, como cereais, mamão, morango e kiwi.


9. Pimenta


A pimenta é mais um alimento que pode ajudá-lo a fortalecer o seu sistema imunológico. Isso porque, ela é rica em betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A – um nutriente com alta capacidade de anti-infecção.

Como consumir: o mais comum é utilizá-la como tempero, para dar um toque picante aos pratos. É importante, no entanto, não exagerar no consumo desse alimento, pois ele pode acabar agredindo ou causando inflamações no sistema digestivo.


10. Frutos do mar

Peixes, moluscos, caranguejos, ostras, mariscos e lagostas são alimentos ricos em zinco, um componente essencial para a produção de glóbulos brancos que, como dissemos anteriormente, são as células de defesa do corpo.

Segundo uma pesquisa realizada em Harvard, em organismos que possuem uma deficiência em zinco, os leucócitos (glóbulos brancos) não funcionam de forma adequada, deixando o corpo mais suscetível para contrair doenças.

Como consumir: os frutos do mar podem ser consumidos de diferentes formas, tanto crus, quanto cozidos, assados e adicionados às receitas. Você pode escolher a forma de consumo que preferir, porém, é importante não exagerar. Caso contrário, o resultado alcançado pode ser o inverso, isso é, você pode acabar inibindo os mecanismos de defesa do seu corpo ao invés de ativá-los.

 

Além de cuidar da alimentação, há ainda outros fatores importantes para fortalecer o sistema imunológico, como evitar o consumo de álcool e cigarro, dormir ao menos 8 horas por dia e praticar exercícios físicos regularmente.

Então, se você deseja, de fato, dar uma turbinada na sua imunidade, organize a sua rotina para que você realmente consiga adotar hábitos saudáveis em seu dia a dia e possa dedicar a atenção que a sua saúde merece!

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page